Seguindo a resolução do CONEB, a eleição de delegados ao congresso da UNE será por universidade, e não mais por curso, como antes. Em cada universidade, os estudantes poderão montar chapas com o número de candidatos na proporção de 1 candidato há cada 1.000 alunos matriculados na instituição.
No 55º CONEG foi formada a Comissão Nacional de Eleição, Credenciamento e Organização do congresso (CNECO), que reúne 40 membros.
Apenas, os DCE’s credenciados ao 55º CONEG da UNE poderão realizar processo de eleição ao congresso na sua universidade. Nos locais que não possuem DCE ou a entidade geral não tenha se credenciado à CNECO, poderá ser formada uma comissão de 10 representantes da universidade que realizará o processo.
O quorum mínimo para validar uma eleição é de 5%, ou seja, uma universidade com 10 mil estudantes matriculados deverá ter no mínimo 500 estudantes votantes para validar o processo.
Por ser o fórum máximo da UNE, o congresso tem uma grande importância para o movimento estudantil. Durante os próximos meses, o movimento estudantil deve promover um amplo debate a cerca dos seus principais desafios. Um debate que coloque as demandas estudantis e o papel da UNE no centro das discussões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário