sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Frente contra a Reforma Universitária realizará plenária no dia 26/03

No dia 1º de fevereiro ocorreu a segunda reunião nacional da Frente de Luta Contra a Reforma. A reunião aconteceu no Rio de Janeiro e contou com a presença de 300 estudantes de todo o país.

Foi debatido, e muito, sobre o conteúdo da reforma, a importância de nos mobilizarmos em nossos locais de atuação bem como realizar ações regionais e nacionais. Outro ponto bastante tocado foi a necessidade de unificar nossa luta com os trabalhadores, principalmente no que tange ao combate conjunto contra as reformas neoliberais de Lula (sindical, trabalhista e da previdência), defendendo nossos direitos em contraposição à sua mercantilização.

Também, foi colocada a importância de se expandir a luta para outros setores da educação, como os secundaristas, e ligar esta luta com locais, como a luta por assistência estudantil ou contra o aumento das passagens.

O principal encaminhamento foi a realização no dia 26 de Março, em São Paulo, de uma Plenária de Educação e Contra Reforma Universitária, com a possibilidade de realizar um ato no local, após a atividade.

A reunião aprovou uma moção de repúdio aos processos punitivos da UFSC.

As entidades aqui representadas na Reunião da Frente de Luta contra a Reforma Universitária repudiam os atos da Administração Central da UFSC, na figura do reitor Lúcio Botelho, de processar 19 estudantes e 5 servidores judicialmente e administrativamente. As acusações que recaem sobre os estudantes e trabalhadores são de formação de quadrilha e extorção mediante seqüestro, na tentativa de inibir a luta e a resistência do Movimento Estudantil por seus direitos e caracterizar suas manifestações democráticas como atos criminosos”

Outros encaminhamentos:

- Participação no Encontro Contra as Reformas, chamado pela Intersindical e pela Conlutas para o dia 25 de março.

- Indicativo de criação de comitês estaduais e locais que realizem atos e encontros junto aos trabalhadores em educação.

- Elaboração de uma cartilha da Frente Contra a Reforma Universitária.

- Indicativo de uma Marcha Nacional ainda no 1º semestre de 2007, construída dentro da Campanha contra as Reformas.

- Construção do Boicote ao ENADE desde já, como atividade da Frente.

- Unificar a luta com as lutas contra o aumento de tarifa e pelo passe-livre.

- Construção de um site da Frente.

Nenhum comentário: