O DCE da UFRPE, em conjunto com DA's e sindicatos, organizou a Caravana em Defesa do Rio São Francisco e do Semi-Árido Contra a Transposição em Recife no dia 28 de agosto para discutir as irregularidades do projeto de transposição do Velho Chico e apresentar alternativas que possam levar água à população do Semi-Árido.
O primeiro encontro foi na Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde uma platéia de 180 pessoas ouviu atentamente a opinião dos membros da Caravana, logo em seguida partiu-se para
o encontro com o reitor da UFRPE e também para uma entrevista no programa Sopa Diário da TV Universitária e à tarde teve a audiência com o Prefeito da Cidade do Recife, no caso estava assumindo o vice Luciano Siqueira. Recife é a nona de treze cidades que a Caravana está percorrendo. A primeira foi Belo Horizonte, no dia 19 de agosto.
Enquanto 70% da água será destinada aos grandes projetos de irrigação, apenas 4% será para o abastecimento humano. O Governo Federal se contradiz ao levar adiante a transposição já que a Agência Nacional das Águas (ANA), vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), apresentou, recentemente, o Atlas Nordeste, um estudo que aponta alternativas de abastecimento de água para os municípios urbanos com população acima de cinco mil habitantes a partir de mananciais de água já existentes e com o recurso duas vezes menor que o da transposição, orçada em R$6,6 bilhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário